BUNK 23 - DOW JONES, UM ÍNDICE MAIS DO QUE INÚTIL
Tudo o que você escuta na TV é: O Dow Jones subiu ou caiu XXX pontos! Quem se importa? Nenhum Gestor de recursos presta atenção no Índice Dow Jones. Pois ele é totalmente inútil.
Veja que um índice como o Dow Jones é composto somente por 30 ações de empresas MUITO grandes. Todavia, ele representa somente 29% do total do mercado de ações dos EUA. E nele você tem enormes concentrações e distorções.
O pior do Dow Jones é que ele é um índice de preços ponderado. Isso significa que são as 30 ações que compõe o índice dividido por 100. Ou seja, cada empresa representa 3,33% do índice. Isso mesmo! Para o Índice Dow Jones, não importa a capitalização de mercado da empresa. O peso no índice será sempre 3,33%. Sem contar que existem pesos menores em alguns setores enquanto tem concentrações em outros.
Por exemplo, MERCK e PFIZER estão no índice (ambos do setor Farmacêutico), já a MICROSOFT está no índice, enquanto, GOOGLE e APPLE (maiores em capitalização do que MICROSOFT ) não estão. COCA está no índice, mas PEPSI (quase do mesmo tamanho) não está. Alguém tem alguma idéia por quê? Eu também não.
Veja que se uma empresa de menor capitalização, mas com alto preço da ação (como 3M, Boing Caterpillar, com capitalização menor que a média) vão bem, mas gigantes (como GE, Pfizer, Intel - com capitalização maior que a média) vão mal, então o Dow Jones vai melhor do que o retorno econômico das empresas envolvidas – e muito.
O reverso também é verdadeiro. Se empresas com maior capitalização, mas com preços de ações menores forem bem, enquanto empresas de menor capitalização, mas com preços de ações altas forem mal, o Dow Jones vai pior do que o retorno econômico das empresas. Ou seja, uma aberração. O Dow Jones realmente é uma maluquice.
Já índices como S&P500, The MSCI WORLD INDEX, Japan’s TOPIX, UK’s FTSE, Germany’s DAX, são todos índices melhores construídos, alguns com peso ponderado das empresas ou na maioria ponderados por capitalização de mercado.
Não parece profissional olhar para o Dow Jones ou qualquer outro índice que seja ponderado por preços simplesmente. Enquanto o Dow Jones tem 30 empresas e representa 29% do mercado, o índice S&P500 concentra 500 empresas e 89% do mercado de ações nos EUA. S&P500 é um índice ponderado pela capitalização das empresas.
Com freqüência muitos investidores, profissionais e amadores comentam que o Dow Jones de 1965 até 1982 teve 17 anos inglórios e sem retornos. Porém, esquecem que o S&P500 teve rentabilidade anualizada de 7,1% no mesmo período. Ainda abaixo da média, porém, muito positivo. Porque essa enorme diferença? Porque o S&P500 reflete melhor a realidade do mercado de ações nos EUA. É calculado corretamente, não ponderado pelo preço e sim pela capitalização das empresas, da forma que os índices supostamente deveriam ser.
Isso significa que você deve esquecer de vez o Dow Jones e olhar para onde tem que olhar. Sua vida será melhor assim.
* Baseado no Livro Debunkery, Ken Fisher
Thobias Zamboni
Economista
Corecon 7752
Nenhum comentário:
Postar um comentário